Se você tem um cachorro ou um gato, sabe que eles são parte da família e merecem todo o cuidado e carinho. Mas você sabia que alguns alimentos que são comuns na nossa alimentação podem ser muito prejudiciais para a saúde dos nossos pets? Neste artigo, vamos listar alguns dos alimentos que mais fazem mal para os pets e explicar por que eles devem ser evitados.
Chocolate
O chocolate é um dos alimentos mais perigosos para os pets, principalmente para os cachorros. Isso porque ele contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica para o sistema nervoso e cardiovascular dos animais.
O chocolate pode causar vômitos, diarreia, taquicardia, convulsões e até mesmo a morte dos pets. Quanto mais escuro e amargo o chocolate, maior a concentração de teobromina e maior o risco. Por isso, nunca ofereça chocolate ao seu pet e mantenha-o fora do seu alcance.
Uva e passas
A uva e as passas são frutas que podem causar insuficiência renal aguda nos pets, especialmente nos cachorros. Os sintomas podem incluir perda de apetite, letargia, vômitos, diarreia, dor abdominal e aumento da sede e da urina.
Ainda não se sabe qual é a substância tóxica presente nas uvas e nas passas, mas o melhor é evitar oferecer esses alimentos aos seus pets.
Cebola e alho
A cebola e o alho são alimentos que contêm compostos chamados dissulfetos e tiossulfatos, que podem causar anemia hemolítica nos pets. Essa condição se caracteriza pela destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, levando à falta de oxigênio nos tecidos.
Os sintomas podem incluir fraqueza, palidez das mucosas, dificuldade respiratória, taquicardia e urina escura. A cebola é mais tóxica do que o alho, mas ambos devem ser evitados na alimentação dos pets.
Abacate
O abacate é uma fruta que contém uma substância chamada persina, que pode causar problemas gastrointestinais e cardíacos nos pets. O abacate pode provocar vômitos, diarreia, inflamação do pâncreas e acúmulo de líquido no peito e no abdômen.
Além disso, o caroço do abacate pode causar obstrução intestinal se for ingerido pelos animais. Por isso, não ofereça abacate ao seu pet e mantenha-o longe dessa fruta.
Macadâmia
A macadâmia é uma noz que pode causar intoxicação nos pets, principalmente nos cachorros. A macadâmia pode afetar o sistema nervoso, muscular e digestivo dos animais, causando tremores, fraqueza, dor nas articulações, vômitos, diarreia e aumento da temperatura corporal.
Ainda não se sabe qual é a substância tóxica presente na macadâmia, mas o melhor é evitar oferecer essa noz aos seus pets.
Esses são alguns dos alimentos que mais fazem mal para os pets e que devem ser excluídos da sua dieta. Lembre-se de que os pets têm necessidades nutricionais diferentes das nossas e que a melhor forma de garantir a sua saúde é oferecer uma alimentação adequada e balanceada para cada espécie.
Consulte sempre um médico veterinário antes de introduzir qualquer alimento novo na alimentação do seu pet.
0 Comentários