Técnicas Simples para se Tornar um Excelente Adestrador

     

Desvendando o Segredo da Comunicação 




Você já se perguntou como alguns adestradores conseguem se comunicar tão bem com os seus cães? Como eles conseguem ensinar comandos, truques e comportamentos de forma rápida e eficiente? Como eles conseguem criar uma relação de confiança e respeito mútuo com os seus animais?


A resposta está no segredo da comunicação. A comunicação é a base de qualquer relacionamento, seja entre humanos ou entre humanos e animais. E para se comunicar bem, é preciso conhecer algumas técnicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de adestrar o seu cão.


Neste post, vamos revelar algumas dessas técnicas e mostrar como você pode aplicá-las no seu dia a dia com o seu cão. Você vai ver que, com um pouco de prática e paciência, você pode se tornar um excelente adestrador e melhorar a qualidade de vida do seu cão e a sua.


Técnica 1

Use a linguagem corporal


A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal que expressa as nossas emoções, intenções e atitudes. Os cães são muito sensíveis à linguagem corporal e conseguem captar os sinais que nós emitimos, mesmo que não sejamos conscientes disso.


Por isso, é importante usar a linguagem corporal de forma adequada na hora de adestrar o seu cão. Você deve transmitir confiança, calma e liderança, evitando gestos bruscos, tensos ou agressivos. 

Você deve usar o contato visual, o tom de voz e os movimentos das mãos para reforçar os comandos verbais e para elogiar ou corrigir o seu cão.


Além disso, você deve observar a linguagem corporal do seu cão e entender o que ele está sentindo e pensando. Os cães também usam o contato visual, o tom de voz e os movimentos do corpo para se comunicar conosco. 

Eles podem expressar alegria, medo, ansiedade, submissão, dominância, curiosidade, entre outras emoções.



Ao entender a linguagem corporal do seu cão, você pode adaptar o seu método de adestramento às necessidades e ao temperamento dele.

 Você pode saber quando ele está pronto para aprender, quando ele precisa de uma pausa, quando ele está confuso ou frustrado, quando ele está motivado ou desinteressado.


 Técnica 2

 Use reforços positivos


O reforço positivo é uma técnica de adestramento baseada na psicologia comportamental que consiste em recompensar os comportamentos desejados e ignorar os indesejados. O objetivo é aumentar a frequência dos comportamentos desejados e diminuir a dos indesejados.


O reforço positivo é uma forma de comunicação eficaz porque ensina ao cão o que nós queremos que ele faça, ao invés de punir o que ele faz de errado. 

O reforço positivo também fortalece o vínculo entre o adestrador e o cão, pois cria uma associação positiva entre eles.


O reforço positivo pode ser feito de várias formas, como por exemplo


- Elogios verbais: usar palavras como "muito bem", "bom garoto", "isso mesmo" para elogiar o cão quando ele acerta um comando ou faz algo certo.

- Carinhos físicos: fazer carícias, coçar a barriga, dar beijos ou abraços no cão quando ele acerta um comando ou faz algo certo.

- Petiscos: oferecer um pedaço de ração, um biscoito ou um pedaço de carne ao cão quando ele acerta um comando ou faz algo certo.

- Brinquedos: dar um brinquedo ao cão quando ele acerta um comando ou faz algo certo.


O importante é usar o reforço positivo logo após o comportamento desejado ocorrer, para que o cão associe a recompensa ao que ele fez. O reforço positivo deve ser variado e proporcional ao esforço do cão. 

Por exemplo, se ele aprendeu um comando novo ou difícil, você pode dar um petisco maior ou mais saboroso do que se ele repetiu um comando que já sabe.


 Técnica 3

 Use a repetição e a consistência



A repetição e a consistência são fundamentais para que o cão aprenda e memorize os comandos e os comportamentos que nós queremos que ele tenha.

 A repetição é a forma de fixar o aprendizado na mente do cão, e a consistência é a forma de evitar confusões e contradições.


A repetição deve ser feita de forma gradual e progressiva, respeitando o ritmo e o limite do cão. Você deve começar com comandos simples e fáceis, e ir aumentando a dificuldade e a complexidade conforme o cão for evoluindo.

 Você deve repetir os comandos várias vezes, em diferentes situações e ambientes, até que o cão os execute sem hesitar.


A consistência deve ser mantida em todos os aspectos do adestramento, como por exemplo:

- Usar as mesmas palavras e gestos para cada comando, para que o cão não se confunda com sinônimos ou variações.

- Usar os mesmos critérios e regras para cada comportamento, para que o cão não se confunda com exceções ou mudanças.

- Usar os mesmos reforços positivos para cada comportamento, para que o cão não se confunda com recompensas diferentes ou ausentes.

- Usar o mesmo tom de voz e linguagem corporal para cada situação, para que o cão não se confunda com emoções diferentes ou contraditórias.


A repetição e a consistência são formas de comunicação claras e objetivas, que facilitam o entendimento e a obediência do cão.


Conclusão


A comunicação é o segredo para se tornar um excelente adestrador. Ao usar as técnicas de linguagem corporal, reforço positivo, repetição e consistência, você pode ensinar ao seu cão tudo o que você quiser, de forma rápida, eficiente e divertida. 

Você também pode melhorar a relação entre você e o seu cão, tornando-a mais harmoniosa, feliz e saudável.


Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!


Postar um comentário

0 Comentários